A locação de equipamentos de TI pode ser uma solução econômica, eficiente e que reduz os problemas
A necessidade de isolamento devido à pandemia fez do trabalho remoto um modelo importante para a continuidade dos negócios de muitas empresas.
E mesmo com a retomada progressiva das atividades, muitos acreditam que o futuro do trabalho de muitos profissionais será parte em casa, parte na empresa.
O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) revela que o maior desafio nesta fase são equipamentos inadequados para ao trabalho a distância. 36% dos entrevistados dizem que faltam computadores enquanto 22% dizem sofrem com equipamentos obsoletos.
A imposição de uma mudança
Várias empresas que ainda estavam refletindo em estruturar uma política formal de home office sofreram a imposição de implementá-la rapidamente, com os recursos que estavam disponíveis, entretanto, as pesquisas confirmam ser comum haver falta de equipamentos e estruturas de acesso adequadas.
Todos concordam este modelo permanecerá, mesmo que apenas em parte das empresas, e nem todo o tempo, e nem todos os colaboradores.
Modelo de trabalho híbrido
Um estudo do Gartner, de maio deste ano, identificou que 48% dos colaboradores deverão atuar remotamente, ao menos em parte da semana, depois da pandemia. É o que vem sendo chamado de modelo de trabalho híbrido.
Quais equipamentos e estruturas são necessários para o trabalho remoto?
A pesquisa “Resetting normal: defining the new era of work”, conduzida pelo Adecco Group em maio de 2020, revelou que ainda é preciso investir em planejamento e aprimoramento. Dos entrevistados, 69% consideram importante oferecer apoio e treinamento mais específicos para a transformação digital do trabalho, o que inclui ter equipamentos adequados para as atividades.
A melhor opção é fornecer dispositivos móveis, como um notebook, para que os colaboradores possam utilizá-lo em diferentes cômodos da casa. Em vez de comprá-los, o aluguel se apresenta como solução interessante por ser mais ágil e demandar menor investimento.
Conforme o Gartner, em uma pesquisa de julho, o aluguel de soluções virtuais e equipamentos deve dobrar em 2020.
Na locação de máquinas há a vantagem do acesso a equipamentos de última geração que já vem softwares mais atualizados.
Esse fator contribui bastante para a produtividade das equipes assim como para a segurança dos dados. É muito comum que o serviço de manutenção esteja incluso na contratação, bem como os antivírus e demais aplicações necessárias para garantir a segurança da informação.
Além dos computadores, a empresa precisa configurar também o acesso remoto como, por exemplo, a VPN – uma rede virtual privada. Com ela, o tráfego de informações fica mais seguro e os funcionários podem consultar o que precisam dentro do servidor da empresa.
Padrões para o trabalho fluir melhor
De acordo com um estudo conduzido pela Harris Poll em março, 60% dos funcionários afirmaram estar confiantes no fato de conseguirem executar seus trabalhos de forma eficiente. Porém, o sucesso depende de um fator: as empresas instituírem padrões obrigatórios de trabalho em casa.
Segundo o estudo, esses padrões estão ligados diretamente a três fatores: segurança, equipamentos físicos e soluções tecnológicas capazes de viabilizar o trabalho.
Embora o trabalho ocorra nas residências dos colaboradores, a legislação brasileira prevê a responsabilidade do empregador pelas condições oferecidas. Portanto, é essencial criar políticas, dar orientações sobre medidas de segurança e garantir a infraestrutura adequada.
Oferecer suporte é essencial
Uma pesquisa realizada pela Avast em 2019 apurou que 58% dos entrevistados afirmaram que não recebem suporte tecnológico ou o conhecimento necessário quando precisam trabalhar em casa.
Por isso, em um cenário comum, é importante que a companhia disponha de um nível alto de maturidade tecnológica antes de adotar o home office.
Em uma situação emergencial, organizar uma equipe de suporte com profissionais 100% dedicados aos atendimentos é imprescindível. A empresa deve, ainda, estabelecer um meio de contato e comunicar aos colaboradores o procedimento que será adotado.
Conectividade a favor da produtividade
8% dos colaboradores que estão em home office devido ao isolamento já puderam testemunhar um aumento na produtividade, segundo pesquisa conduzida pela Ticket com 7 mil usuários no Brasil. E, para eles, a conectividade tem um papel decisivo. Isso porque a conexão à internet é a grande responsável por permitir que as equipes estejam sempre em contato.
É possível, por exemplo, tirar dúvidas em questão de minutos através de plataformas específicas, como Microsoft Teams, Google Hangouts e Skype. As reuniões feitas por videoconferência também viabilizam as trocas.
Além disso, um ambiente em nuvem garante que arquivos e projetos em andamento sejam compartilhados com todos. Somam-se, ainda, a flexibilidade de horários e o conforto, segundo a pesquisa realizada pela Ticket.
Ainda de acordo com o levantamento, as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos consultados durante esse período de quarentena têm sido:
- WhatsApp ou outros apps de conversa (20%);
- E-mails (16%);
- Notebook (12%);
- Videochamadas pontuais (10%);
- Reuniões diárias (8%);
- Telefone digital instalado no computador (4%).
Como cada empresa deve se organizar
Já nas primeiras semanas do período de isolamento social, um estudo conduzido pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA) com 359 empresas que atuam no Brasil, indicou que adaptar as atividades presenciais à realidade virtual seria o maior desafio do home office. Esta foi a resposta de 61% dos entrevistados.
Em seguida, apareceram questões como gerenciamento das equipes (45%), infraestrutura tecnológica (43%), aplicação do trabalho remoto a todos os níveis da organização (40%) e a digitalização dos processos (20%).